domingo, 6 de maio de 2012

Shampoo a seco soluciona...

...especialmente se for você mesma a fazer.

Shampoo a seco não requer muita explicações. É usado para lavar limpar os cabelos de uma forma mais rápida e prática, sem os inconvenientes de escovas e afins que, muitas vezes, surgem depois de uma lavagem comum. Suas partículas absorvem a oleosidade - não a sujeira -  e salvam nos dias da correria.
A primeira vez que vi foi num mercadinho em Roma. Na época estranhei e fiz cara de eca. Uns tempos depois, passeando pela Sephora resolvi testar, afinal, estava com cabelo pós-festa, bem nojentinho. Resultado: limpou, mas deixou meio duro e excessivamente opaco.
Mais uns tempos depois, vi alguns posts que sugeriam que se aplicasse talco, espalhasse e só. Associei isso ao fato das nossas avós fazerem isso antigamente e testei. Tenho a raiz muito oleosa e o prazo da minha lavagem é de 1,5 dia estourando. Bom, apliquei o talco na raiz, dei umas boas penteadas e funcionou. Desde então uso.
Porém, observei 2 inconvenientes na utilização do talco sozinho: 
  1. a eletricidade estática do cabelo aumentava muito. Era só pentear, ou em dias extremos apenas passar a mão,que o cabelo arrepiava todo e estalava.
  2. às vezes, por mais que penteasse, o talco aderia muito ao cabelo. Tinha que me esforçar para não ficar parecendo estar com caspa ou até mesmo grisalha.
Bom, a solução veio quando mais tarde vi uma sugestão de se adicionar bicarbonato de sódio ao talco. O bicarbonato (observações minhas) diminui o arrepiado e não deixa o talco aderir tanto ao cabelo.
Faço assim: para embalagem de talco de bebê adiciono, mais ou menos, meio saquinho de bicarbonato de sódio e misturo muito bem. Quando a embalagem não tem muito espaço vazio para poder mexer, divido a quantidade para outro potinho de talco vazio e reparto as quantidades. Dura muito muito tempo!

Para aplicar, penteio bem o cabelo e aplico somente na raiz (se seu cabelo for oleoso no comprimento é só aplicar também). Depois penteio muito bem e voilà! Cabelo limpo e menos estragado por não ter que lavar/secar todos os dias. A parte de pentear, as vezes faço com a cabeça para baixo para garantir que não fique com o cabelo esbranquiçado (ou com graozinhos de bicarbonato no cabelo. É que da última vez que fiz a receitinha, comprei um bicarbonato diferente e só depois percebi que os grãos eram mais grossos. então, quando passava a unha no couro cabeludo, sentia uma bolinhas que não apareciam, mas incomodavam). Sugiro que as morenas também penteiem assim e, se necessário, passem uma toalhinha no fim.

Recomendo fortemente!

Um antes e depois que encontrei:



ATENÇÃO! Como já disse, o shampoo seco tira apenas a oleosidade e não sujeiras e afins. Nada de não lavar mais o cabelo.

Esse blog apresenta outras sugestões de adaptações caseiras.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...