quarta-feira, 11 de julho de 2012

Truques na Cozinha

A SUPER mais uma vez dá seu ar da graça aqui no blog. Dessa vez com diversos truques pra facilitar a vida na cozinha que eles ensinaram aqui e que agora eu vos ensino.

Descasque um ovo cozido com apenas um assoprão

Bata cada ponta do ovo cozido contra uma mesa até rachar a casquinha. Tire a casca das extremidades e assopre com toda a força por uma das pontas. Com a pressão, o ovo escapole casca abaixo. Também ajuda mergulhá-lo no vinagre, cuja acidez ataca o calcário da casca, produzindo pequenas bolhas e desgrudando-a.

Evite o cheiro de alho nas mãos e o mau hálito

O alho é rico em enxofre, o que deixa um cheirinho dos infernos por toda parte. Para descascá-lo sem rastros, leve-o ao microondas por 30 segundos: a casca desidrata e quebra. Já para evitar o cheiro nas mãos e no hálito, utilize café, chá de hortelã e cascas de limão ou laranja, que neutralizam o enxofre.

Tire a banana de dentro da casca em menos de 5 segundos

Aqui vai uma dica de macaco velho. Forçando uma mão em cada extremidade, quebre a banana em dois com um movimento ninja e esprema as partes que restaram. Com as pontas fechadas, a banana é forçada a sair pelo meio, que é a parte mais grossa e oferece menor resistência mecânica

Corte a cebola sem chorar

Quando cortada, a cebola libera gases que reagem com a água dos olhos e os irritam. Para evitar isso, jogue água fria no vegetal durante o corte. Outra opção é eliminar o miolo, que tem a maior parte dos gases. Faça assim: recorte um cone do lado da raiz da cebola, eliminando a parte central. Assim a cebola fica inofensiva.

Descasque uma batata em 10 segundos

A batata cozinha a 65 °C. Mas, se você a mergulhar por pouco tempo na água fervente, o cozimento pega apenas a camada mais superficial do tubérculo. Em seguida, coloque-a num pote de água fria. As moléculas de amido, fortemente ligadas por pontes de hidrogênio, são bombardeadas e a casca se solta rapidinho.
Dessas dicas da SUPER, a da cebola sei que funciona (assim como descascar com a torneira aberta) porque a reação que te faz chorar acontece com a água e não a umidade do seu olho. Já a primeira dica, para descascar o ovo, minha irmã testou e com ela não deu certo.

Se tem uma coisa que eu adoro são dicas (o que se nota pelas tags do blog). Queria compartilhar meus truques na cozinha, mas certas coisas se tornam tão automáticas que a gente nem lembra que existia uma forma mais difícil. As que me lembro são:
  • Para extrair mais sumo do limão, coloque-o por 5-10 segundos no microondas. Como não é conveniente cozer toda sua salada com o processo, tire o suco com o limão ainda quente e deixe esfriar para depois usar.
  • Para descascar alho, recentemente descobri que o processo do limão também é muito conveniente. A casca sai muitíssimo mais fácil, deixando nossa mão menos fedida. Quando  faço, procuro descascar e picar já muitos e deixas na geladeira para ir usando.
    Ainda sobre alho, há pouco tempo recebi por email esse vídeo sobre como descascar alho.

Será que funciona? Eu mesma ainda não testei...
  • Mas se mesmo assim o cheiro do alho resolver impregnar, não esfregue freneticamente. Apenas deixe a água (só água) correr pela mão, ou use o sabonete de aço (que já mostrei aqui) ou apenas esfregue a mão na torneira, se esta for de aço.
  • Recentemente também, aprendi com uma amiga uma forma muito mais fácil de comer kiwi (ainda mais pra quem detesta ter que descascar): apenas corte a fruta ao meio e coma com colher.

2 comentários:

  1. Ana na falta do sabonete de aço uso uma colher limpa e esfrego as mãos embaixo da água...
    Outra dica pra tirar facil a pele do alho é cortar a pontinha e dar uma leve amassada com uma faca no alho... a casca se solta mais facilmente :) Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani!!

    Obrigada pela dica da colher. Salva.
    A amassadinha no alho já é minha amiga. Facilita bastante. Só não vale fazer com faca de cerâmica, como eu, burramente, fiz uma vez.

    Beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...